A Empresa

HISTÓRICO

Após 28 anos de trabalho na construção de Linhas de Transmissão, Redes de Distribuição e Redes Telefônicas, como empregado da Empresa SETOL Construções Brasileiras, entremeado por 16 meses de permanência como responsável pela turma de montagem de Linhas da CEMIG (PIMIL), em janeiro de 2000, o engenheiro Claiton Pereira de Faria foi convidado a conhecer uma nova tecnologia que havia acabado de chegar ao Brasil e que se propunha a facilitar e dar agilidade à construção de fundações em solos fracos.

Após a apresentação da nova tecnologia denominada “FUNDAÇÃO HELICOIDAL”, ele percebeu que se tratava de uma alternativa interessante e que poderia minimizar as dificuldades que oneravam a execução de fundações especiais para suportes de Linha de Transmissão.

Decidiu então se dedicar à pesquisa, fabricação e testes destas fundações com o auxílio de calculistas e oficinas terceirizadas. Foi quando em 23 de junho de 2000 fundou a Empresa HELIÂNCORA Engenharia e Construções Ltda, cujo nome foi o resultado da fusão das palavras HÉLICE e ÂNCORA (âncora em forma de hélice).

Vale ressaltar que o surgimento desta empresa só se viabilizou graças a ajuda recebida da SETOL, a quem a HELIÂNCORA agradece na pessoa do empresário Hugo Vero Mendes de Carvalho, então Diretor Presidente daquela.

Como os recursos eram insuficientes para importação das ferramentas de instalação, precisou ele mesmo desenvolver os primeiros protótipos de equipamentos de instalação.

Em setembro de 2000 a então Centrais Elétricas do Rio de Janeiro (CERJ), hoje AMPLA Energia e Serviços, contratou a EGEL Engenharia para construção da Linha de Transmissão Abadia Santa Clara, com 76 torres, em 69 KV, localizada nos manguezais de Campos dos Goitacazes – RJ. Previa-se a instalação de um elevado volume de estacas. Tal volume era incompatível com o tempo disponível para conclusão da obra, caso se utilizasse estaca convencional.

Convidada pela EGEL e CERJ a demonstrar seu produto, a HELIÂNCORA realizou vários ensaios com as fundações nos locais de implantação da nova LT, tendo sido aprovada sua aplicação em todo o empreendimento.

Como era de se esperar o equipamento de instalação não apresentava uma performance satisfatória, com constantes quebras, motivo pelo qual foram montadas três unidades do protótipo que se revezavam entre o campo e a manutenção. Contudo, graças ao esforço e dedicação da equipe e à confiança do cliente, o empreendimento foi um sucesso de prazo, qualidade, segurança e custo. Ainda nesta obra foi criada a primeira equipe de montagem de torres metálicas seguida pela equipe de serviços de cabos e, finalmente, foi construída a primeira linha completa da história da HELIÂNCORA. Essa consistia no trecho entre as Usinas: Térmica de Juiz de Fora e Hidroelétrica de Guari.

Hoje, com a ajuda inestimável dos filhos Fabrízzio e Anderson, ambos sócios e diretores, a empresa se orgulha de ter construído Linhas de Transmissão por 17 Estados de nosso país. Seu sucesso só tem sido alcançado graças à dedicação e ao esforço de seus bravos e competentes colaboradores, razão maior do seu reconhecimento pelos Clientes para os quais tem trabalhado.


Missão

responsive

Fornecer soluções integradas e completas de engenharia para atendimento ao segmento de construção de linhas de transmissão de energia elétrica, promovendo o seu desenvolvimento, aliado à satisfação dos clientes, bem estar das pessoas envolvidas e sustentabilidade.

Visão

comments

Ser reconhecido pelo mercado nacional, como empresa referência no segmento que atua, provendo soluções integradas e completas de engenharia, através da prática da excelência empresarial, diferenciando-nos pela efetiva qualidade, pontualidade e prática de sustentabilidade em nosso negócio.

Valores

arrows

HELIÂNCORA em seu ambiente empresarial e de negócios promove a cultura e assegura a prática dos seguintes valores:

Valorização da Vida refletida no desenvolvimento das pessoas, na manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável e na continua prevenção de acidentes de trabalho;

Excelência Empresarial representada pela constante melhoria dos nossos processos, e capacitação/formação do capital humano da empresa;

Atuação com responsabilidade para garantir a satisfação dos clientes e obtenção dos resultados propostos;

Respeito, justiça e ética, visando a construção de relacionamentos comerciais duradouros, gerando riquezas e benefícios a todas as partes envolvidas;

Sustentabilidade em seu conceito mais amplo como forma de perenização da empresa e garantia da qualidade de vida do planeta.

POLÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

A HELIÂNCORA, atuando no mercado nacional de construção de linha de transmissão de energia elétrica, gerencia seu negócio com foco no desenvolvimento sustentável, alicerçado na prática da excelência empresarial e melhoria contínua dos seus processos de segurança e saúde ocupacional.

A presente política é aplicada, considerando-se como escala a sua sede em Belo Horizonte e demais unidades de implantação de seus projetos, tendo como base as seguintes diretrizes:

– Atendimento aos requisitos legais relativos ao Meio Ambiente e à Saúde e Segurança no Trabalho;

– Compromisso com a prevenção da poluição, uso racional dos recursos naturais e redução permanente de geração de resíduos;

– Compromisso com a prevenção de acidentes de trabalho, lesões e doenças ocupacionais, através da implantação e manutenção de um ambiente de trabalho saudável e seguro;

– Melhoria contínua do sistema de saúde ocupacional;

– Atendimento aos requisitos emanados dos clientes.

Eng. Claiton Pereira de Faria

Diretor Presidente

07 setembro de 2012